-
Reparo eletrônico de placa lógica
É um processo delicado que requer paciência, cuidado extremo e conhecimento técnico. Nem sempre o resultado é esteticamente perfeito, como pode ser visto nesta foto. A oxidação danificou o componente e os pads da placa lógica (onde o componente é soldado). Foi necessário fazer um jumper (uma conexão por fios) deste componente com outro localizado bem mais distante. Além desse componente, a placa tinha vários outros componentes oxidados e danificados. Realizamos a substituição desses componentes e procedemos com a lavagem da placa. Utilizamos uma cuba ultrassônica com produtos de limpeza específicos para eletrônicos. Isso nos permitiu remover toda a oxidação presente na placa, assim como resíduos de fluxo de solda.
-
MacBook Pro (13-inch, 2020 – A2289) – ligava e desligava
Este Mac apresentou um sintoma estranho: ele começava a ligar, exibia o logotipo da maçã na tela e desligava segundos depois. Inicialmente, pensamos que poderia ser um simples problema de software. No entanto, após um diagnóstico mais aprofundado, descobrimos que a placa lógica tinha componentes oxidados, o que causou um curto na linha secundária. O Mac recebia energia na linha principal, por isso começava a ligar, mas ao passar para a linha secundária, encontrava o curto e desligava. Realizamos o reparo eletrônico na placa e o Mac voltou a funcionar.
-
MacBook Air (13-inch, Mid 2013 – A1466) – problema na tela
Segundo o cliente, a tela apresentou problemas sozinha! Infelizmente, esse modelo de MacBook tem um histórico grande de problemas com a tela. O bom desse modelo, apesar de antigo, é que ele utiliza a mesma tela dos modelos de vários anos, de 2013 a 2017, então ainda é fácil de encontrar no mercado!
-
MUITO CUIDADO com HD externo falso!
Temos notado um aumento significativo de clientes com HDs externos falsificados. Na imagem, mostramos um exemplo do interior desses dispositivos, onde são inseridos metais para aumentar o peso. Além disso, esses produtos geralmente apresentam péssimos acabamentos. Na maioria das vezes, o problema é o mesmo: o cliente comprou o HD em um site da China ou em um site confiável, como a ‘Americanas.com’. O grande desafio dos ‘sites confiáveis’ é que eles oferecem um marketplace, onde vendedores ou lojas terceirizadas vendem através do site (como Americanas, Submarino, Ponto Frio). Assim, é possível que o produto seja vendido por um vendedor que comprou o HD na China e está revendendo-o. Sempre…
-
MacBook Pro (13-inch, 2016 – A1706) – manutenção preventiva
Esse cliente decidiu fazer uma manutenção preventiva em seu Mac, pois já possuía o aparelho há quase 8 anos e nunca havia feito isso antes. Demorou um pouco para tomar essa decisão, mas ele não esperou o Mac parar de funcionar para procurar assistência. Olhe o estado do cooler do aparelho, pura poeira.
-
MacBook Pro (13-inch, Mid 2012 – A1278) – trackpad desalinhado
Este MacBook Pro chegou com vários problemas. Um deles era visualmente evidente: a bateria estava estufada e levantou o trackpad, mas conseguimos salvá-lo e não foi necessário substituí-lo. Além disso, o teclado, que apresentava falhas em várias teclas, foi substituído, e o HD foi trocado por um SSD.